domingo, maio 20, 2012

Você não come só calorias!

Oii Phynas!! Como vocês estão??

Espero que tão bem quanto eu! É tão bom se sentir feliz né?

Quando a gente passa por dificuldades e enfrenta problemas custamos a entender que aquilo mais tarde vai trazer maturidade, mais sabedoria, mais firmeza, mais responsabilidade... Enfim, vai fazer “crescer” (Processo esse que não termina conforme o aumento da idade...).

Esse blog tem me ajudado tanto! Venho aqui e vejo os comentários, vejo as pessoas sendo beneficiadas por aquilo que eu batalhei tanto pra conseguir e isso me enche de vontade de me superar a cada dia!

Lembram que eu falava que não divulgava o blog por não me sentir bem com isso? (falei isso aqui!) Tipo, não sentia que era a hora e não queria “forçar”. Primeiro porque eu nem sempre sou um exemplo... (hahaha... já perceberam né?) e, segundo, gostaria de ter leitores que realmente se interessam pelo que eu escrevo, que chegam aqui por que gostam e ficam porque querem. Acho que isso está acontecendo.
Vez ou outra vem pessoas pedindo o endereço do blog gente!! Vocês acreditam? kkkkk...
Um vai passando pro outro e a coisa vai ficando mais util para as pessoas. Isso é muito bom!

A melhor parte do emagrecimento e de cuidar do corpo e ver os resultados! Não tem jeito! E quanto os resultados são notáveis para as outras pessoas é melhor ainda! Ultimamente está ficando comum as pessoas me perguntarem se eu treino musculação... rsrs

Eu acho tão bom, morro de vergonha mas acho bom porque é sinal que está, finalmente, dando resultado. Cada pessoa que elogia e que nota suas conquistas e se alegra com isso sinceramente, torna-se uma injeção de animo e de vontade de ser melhor. Tomar força nessas circunstâncias ajuda demais. Se vc ainda não começou ou ainda mão tem resultados tão visíveis, não desanima não! Não tem coisa melhor que essa sensação que você mais cedo ou mais tarde vai experimentar!


Bom, mudando um pouquinho de assunto hoje queria falar sobre calorias... Essa coisinha que deixa a gente de cabelo em pé! 



 
Primeiro gostaria de lembrar mais uma vez que eu NÃO sou nutricionista e minha formação não tem nada a ver com àreas afins às dos profissionais que devem ser consultados a cerca de emagrecimento e reeducação alimentar, tudo que coloco aqui no blog é resultado das minhas experiências e, pncipalmente, das leituras que faço a respeito do assunto.

Muitas vezes nós nos concentramos fixamente na quantidade de calorias de determinado alimento, porém isso não é a questão mais importante. Realmente, a formula básica para perder peso é consumir menos calorias do que se ingere, porém, se você quer emagrecer sem se importar com a com o que está perdendo além de gordura, ok! Mas quando buscamos um emagrecimento saudável e um corpo com formas melhor definidas e SAÚDE na sua integralidade, não basta ingerir poucas calorias, é necessário saber a origem dessas calorias .

Não adianta fugir delas... tudo tem calorias!
De forma simplificada essas calorias vem das Proteinas, Carboidratos e Gorduras e se ingeridas em maior quantidade do que gastas resultam no ganho de peso. Em resumo, a regra é consumir menos do que gasta.

Simples não é?
Bom... Mais ou menos... O nosso corpo é bem mais complexo do que uma simples conta matemática. Ele é programado para aguentar situações extremas de fome e suportá-las, fazendo com que, assim que se sinta-se “atacado”, lute contra o emagrecimento como forma de sobrevivência. Por isso emagrecer é tão mais difícil do que engordar.

Ai é que está a questão... Se você não nutre seu corpo dos nutrientes que ele precisa, (e ele precisa de todos, até das gorduras!) ele vai começar a poupar cada vez mais, e não adianta, esse poupar é ficar barrigudo mesmo!! (Como seria bom se ele poupasse os musculos... kkkk)

De forma mais técnica o nutricionista esportivo Rodolfo Peres, que inclusive indico para leitura, explica o que acontece:

“(..) longos períodos em dieta muito baixa em calorias, como algumas pessoas ainda tendem a fazer, provoca um fenômeno denominado de Metabolic Slowdawn, algo como baixa da taxa metabólica. Retornamos ao mecanismo de defesa para a manutenção da vida que herdamos de nossos ancestrais. Desta forma, parece muito ineficiente permanecer por mais do que duas semanas ingerindo baixas calorias, pois após este período, a queda metabólica é vertiginosa . (...) o que ocorre é uma queda na temperatura corporal o que é causado basicamente por uma diminuição na atividade dos hormônios da tiróide, este hormônio é responsável pela manutenção da temperatura corporal mas também estimula a produção de GH ( Hormônio do Crescimento ) (...)”

E ainda, numa explicação mais clara e objetiva:

“Outro erro típico, ainda muito observado em dietas para perda de gordura corporal, é a manutenção de uma dieta hipocalórica durante um período muito longo. Esta prática errônea leva nosso organismo a uma redução em seu gasto energético, principalmente por diminuir a termogênese, devido a uma espécie de mecanismo de proteção a vida, herdado de nossos ancestrais, se não fosse isto, em privação de alimentos pereceríamos rapidamente. Em apenas 1 semana, pode ocorrer uma redução em torno de 10 a 15% do gasto energético diário. Muitos processos fisiológicos operam nessa redução da atividade metabólica, tais como: diminuição da atividade do sistema nervoso, mudanças periféricas no metabolismo tireoidiano; redução na secreção de insulina; mudanças na secreção de glucagon e hormônio do crescimento (GH).”

Enfim, não adianta, o melhor caminho para obter o processo de queima de gordura ainda é a tão falada reeducação alimentar. Sistematizar o consumo de todos os nutrientes de forma que diminua o consumo de todos eles, porém sem priorizar ou extinguir algum específico.
Demora um pouquinho até a gente entender e aceitar isso, é verdade... Eu tive que quebrar a cara algumas vezes pra entender... rsrs
Mas, basicamente, prestar atenção no que você come, se torna tão importante quanto prestar atenção no quanto você come.

Esse post já ficou enorme... rsrs
Mas sinto que pode ajudar muita gente. Espero estar certa. Pra mim entender esse processo e a complexidade do corpo humano é o primeiro (e talvez mais difícil) passo para melhorar o corpo.


O que eu escrevi aqui está de forma bem básica e é mais para chamar a atenção para esse “detalhe”... rsrs Para as meninas que me pedem dicas essa seria a primeira e muitíssimo importante!

Nessa linha, leiam o blog do nutricionista Rodolfo Peres! Ele sim entende bem do assunto. Me ajuda muito!

Uma ótima semana para vocês viu?!

Beijos


Amanda

6 comentários:

  1. Oi Amandinha linda . Hummmm ta ficando musculosa ,deve estar mais belíssima ainda. Eu concordo que temos que fazer Ra não dieta, ter no prato gorduras proteínas carbo o difícil e comer a quantidade correta de cada um. Nos ensinaram comer errado, que mais fácil comer um sanduíche todos os dias do que legumes e verduras.esse e o grande segredo de um processo de emagrecimento definitivo. Não esqueçendo e claro de uns exercícios , e o importante controlar as emoções.um bjo linda semana .gi

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    1. Certissima Gi!! Falou tudo tbm! Tô precisando desse apoio que vc sempre dá! Obrigada! Bjão

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  2. Oieee!!! o post ficou longo mas muito proveitoso rsrs podemos comer de tudo mas com parcimônia rsrsr a RA nos permite fazer as melhores escolhas sem nos deixar frustdas não é mesmo??? pelo menos pra mim funciona assim rsrsr bjks querida

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  3. Chic baby! would you like to follow each other blog? :X

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