Sobre a Amanda

O "Um pouco do meu muito..."

Por trás do "Um pouco do meu muito..." existe uma mulher com vários sonhos, desejos, frustrações, descontentamentos, paranóias, ambições, paixões... enfim uma pessoa com todos os adicionais de fábrica e também com todos os vícios e defeitos adquiridos pelo caminho.

O "Um pouco do meu muito..." foi criado com a intenção de ter um espaço onde eu pudesse registrar coisas sobre a minha vida e principalmente relacionadas ao processo de emagrecimento pelo qual passei no período de outubro de 2007 à meados de 2009. Foram eliminados 50kg nesse tempo, processo lento e que exigiu bastante vontade de alcançar o meu objetivo: Ser magra e estar bem comigo!

Este "cantinho", (como carinhosamente eu chamo o "Um pouco do meu muito...") existe desde 2009 mas eu nunca alimentei e atualizei com regularidade... Venho quando tenho vontade e escrevo o que me dá na telha... 
Não divulgo e pra falar a verdade não tenho muita intenção de divulgar por enquanto... Deixa as coisas acontecerem... Quando me sentir bem com isso... quando der vontade, farei. 
Minhas amigas sempre me incentivaram a manter o blog e "pegar firme" porque "não é qualquer pessoa que consegue emagrecer 50kg", como elas sempre dizem, rs. Então, motivada por elas, principalmente pela Cris do Além do Horizonte, e pela minha necessidade de perder mais alguns quilinhos e melhorar ainda mais meu corpo e minha saúde, a partir de janeiro de 2012 passei a ter o blog como parte da minha vida! Hoje posso dizer com muita certeza: Foi a melhor coisa que eu fiz! 
Sou uma blogueira apaixonada! rs



Minha Vida:

Desde que "me entendo por gente" estive acima do peso, nasci com peso normal mas fui uma criança gordinha, uma adolescente gorda e uma jovem obesa.
Atingi meu peso limite aos 19 anos, quando cheguei aos120kg. Diante dessa realidade, em outubro de 2007, decidi que ia mudar essa situação, assumi que era uma pessoa infeliz com o meu peso e, principalmente, me olhei de verdade no espelho, me vi como eu era, percebi que eu não estava satisfeita com isso, era uma menina frustrada, cheia de vícios alimentares e limites que o fator obesidade sempre me impôs, tinha amigos, sempre fui amada por eles e me senti assim, mas a questão era outra: Aquilo era comigo! 
Eu queria poder vestir o que eu quisesse, queria me sentir linda, queria entrar numa loja e ao invés de dizer "Tem algo que me sirva?", dizer "Quero aquela peça, daquela cor!", queria me sentir segura e ao ser atraída por um rapaz ter a coragem de investir sem me sentir pior que ninguém, queria entrar no ônibus lotado e passar a catraca com a bolsa do meu lado e depois disso atravessar o corredor sem empurrar involuntariamente as pessoas, queria que elas quisessem sentar do meu lado sem medo de ficarem "espremidas", queria não ser mais xingada por crianças na rua, queria parar de ser referência: "Alí ôh! Do lado daquela gordinha!", enfim, queria mudar aquela situação que me impedia de fazer tantas coisas que realmente eu queria fazer.
Pra muitas que estão acima do peso isso não faz muita diferença, ou pelo menos muitas assumem essa condição e dizem viver bem com ela, esse nunca foi meu caso e tudo que eu podia fazer era tentar de verdade ficar bem comigo mesma.
Já tinha feito outras tentativas, dietas loucas, remédios, simpatias... enfim, já tinha topado tudo menos tomar vergonha na cara e levar a sério os meus objetivos.
 
Então, durante uma viagem que fiz à Santa Catarina, onde conheci o mar pela primeira vez (esse foi meu "momento"),  prometi a mim mesma que eu ia lutar pelo que eu queria, e que só ia parar quando realmente conseguisse alcançar meu objetivo: Ser magra? sim, mas principalmente, estar bem comigo!
Vi aquela imensidão toda, aquele mar lindo na minha frente, tanta gente bonita, tanta coisa boa... Pensei no quanto a vida é curta e no quanto Deus me ama, eu não podia passar o resto dela tentando e adiando meus planos... Eu podia e QUERIA conseguir!

Naquele momento coloquei na minha cabeça que ia emagrecer. Não sabia quanto, não sabia quanto tempo levaria, mas só tinha um pensamento: "Vou lutar até onde eu puder pelo que eu quero. A comida não vai para o meu estomago sozinha, se eu não comer demais, ninguém vai colocar um funil na minha boca e me obrigar a comer exageradamente. Eu não preciso viver para comer. E vai ser um dia de cada vez!".

Assim, em dois anos perdi 50 kg... Quando a gente escreve parece fácil né? Mas não é não! Mas uma coisa digo: Quando a gente quer, de verdade, alcança! 
Foi lendo, conversando, descobrindo e ouvindo meu corpo que cheguei até aqui. Comecei do zero mesmo, já tinha ido à nutricionista em tentativas anteriores e estava "careca" de saber o que eu devia ou não evia fazer, então não fui novamente, não contei pra ninguém no começo, (nem pra família) o compromisso era comigo única e exclusivamente! Aproveito para dizer que não recomendo pra ninguém começar uma dieta sem nenhum auxilio profissional, costumo dizer que cada um sabe das suas necessidades, eu não fui à nutricionista porque já tinha ido antes e tinha noções básicas de reeducação alimentar, o que não quer dizer que fiz muita besteira também, coisas que o tempo foi moldando e ensinando. 

Minha Reeducação Alimentar:

Reeducação alimentar e mudança corporal exigem muita paciência porque são processos lentos e extremamente pessoais, o que deu certo pra mim pode não dar pra você, as minhas necessidades podem ser parecidas com a suas, mas duas pessoas idênticas, definitivamente, não existem. As coisas que posto no blog são dicas do que pode ou não servir para ser aplicado na sua vida mas, principalmente é uma forma de motivar pessoas que assim como eu não querem continuar como estão, querem melhora e acima de tudo estar bem consigo mesmas!
O Blog me ajuda muito também, não é porque eu perdi muito peso que posso descuidar do corpo e da alimentação, sou uma endomorfa* e preciso estar atenta ao meu corpo se quiser manter a forma. 


Minha Fase Atual: 

Em geral, vinha mantendo o peso há 1 ano e meio. No segundo semestre do ano passado tive alguns problemas de saúde que levaram à ganhar 5 kg (como já contei melhor nesse post aqui), a primeira vista pode parecer pouco mas pra mim não é! Não quero isso, quero melhorar e não retroceder!


*Endomorfa: É um denominado "tio físico". As pessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe sua opinião que vou ter muito prazer em ler e responder! =)