sábado, setembro 01, 2012

É como droga...

Bom dia!!

Sim, apareci! Como vão vocês?

Minha vida anda mais que corrida, trabalhando muito, pensando muito, esperando muito de tudo, enfim... Muita coisa pra ser decidida e pra ser feita, por isso ando tão mais ausênte do blog. Peço desculpas sinceras.

Ando me sentindo assim: Uma viciada! rsrs...

Estou rindo mas não é de rir isso não. Comida vicia sabia?
Doces...
Carboidratos simples...
Gordura...

Não adianta se enganar, quanto mais você come mais você quer comer... Ai começa o ciclo vicioso.
Costumo dizer que a única diferença entre drogas e comida é que com as drogas você tem que passar por todo aquele processo de abstinência mesmo sabe? Ficar sem! Nem passar perto! Cortar! Excluir!

Mas e ai? Como "Ficar sem! Nem passar perto! Cortar! Excluir!", a comida da sua vida?

É minha gente, não é facil não! Até as gorduras são necessárias pra você ser saudável...
Se contentar com um pouquinho é bem mais difícil do que cortar de uma vez, pode parecer estranho mas está ai a explicação para o sucesso de venda daquelas revistas que prometem emagrecer "5kg em uma semana comendo gelatina diet"... Helloo!! Como assim?
E depois? Como fica? Vai ficar comendo gelatina diet pra sempre?
Não tem como fazer isso!
"Comida ruim" vicia mesmo, mas parar de comer ou comer um tipo só de alimento não é a solução. Clichê básico: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!

Vamos voltar pra RA né D. Amanda?

Passou da hora!

Ótimo fim de semana!!

Beijos!

Amanda


A matéria abaixo é do site O Globo e fala um pouco sobre "vício alimentar":



"Comidas gordurosas viciam tanto quanto heroína ou cocaína
O Globo
Publicado: 29/03/10


RIO - Comidas junk food como hambúrguer, bacon ou salsicha viciam como a heroína ou a cocaína. Cientistas do Scripps Research Institute, na Flórida, Estados Unidos, provaram com testes feitos em ratos que a compulsão por alimentos gordurosos funciona como um vício em drogas e é muito difícil de ser combatida: mesmo sabendo que receberiam dolorosos choques elétricos, os animais preferiam não parar de comer. E, privados dos alimentos gordurosos, preferiram passar fome a comer salada e alimentos saudáveis.

A ingestão dos alimentos gordurosos causou ainda mudanças neuroquímicas no cérebro, semelhantes às causadas pelo consumo de drogas em cérebros humanos. O estudo mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer, além de superestimuladas, deterioravam-se gradualmente à medida que o consumo dos alimentos gordurosos fosse aumentando. Essas regiões passaram a responder cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.

A descoberta mostra que certos alimentos podem desencadear a compulsão por comida e a obesidade também em humanos, levando a uma forma de vício em comida praticamente impossível de ser combatida com dieta.

- O estudo mostra que o vício em drogas e a obesidade estão baseados no mesmo mecanismo neurobiológico - disse o professor Paul Kenny, que comandou o estudo. - Os animais perderam completamente o controle do comportamento nutricional, o primeiro sinal do vício. Os ratos continuaram a comer mesmo sabendo que tomariamn choques elétricos, provando como estavam determinados a comer junk food.

Quando os cientistas analisaram o cérebro dos ratos, descobriram que seu centro de prazer estava excessivamente estimulado, o que fazia com que os bichos comessem cada vez mais para se sentirem satisfeitos. O estudo, que durou três anos, foi publicado na revista "Nature Neuroscience", e identificou que foi fácil 'viciar' os ratos em comidas gordurosas como linguiça e cheesecake.

- Quanto mais eles comiam gordura, mais preferiam os piores alimentos. Em alguns casos, os ratos tinham que comer o dobro de calorias para se sentirem satisfeitos. Quando eles eram obrigados a seguir uma dieta à base de salada e frutas, eles simplesmente se recusavam a comer.

Kenny explica que os ratos com comportamento compulsivo tinham menos receptores de dopamina D2 no cérebro. Uma quantidade baixa destes receptores, nos humanos, está associada a uma propensão maior ao vício e à obesidade.

- Estes resultados comprovam o que os especialistas desconfiavam há muito tempo. Ingerir junk food em grandes quantidades modifica o sistema de recompensas do cérebro e estimula a compulsão - conclui o pesquisador."





Vamos voltar p RA né? É! Passou da hora já!

Ótimo fim de semana!

Beijos

Amanda



3 comentários:

  1. Olá!
    Vim conhecer seu blog, muito bom.
    Já estou ti seguindo se quiser conhecer o meu sinta-se a vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa Amanda... forte isso ne? Seu blog foi recomendado no da Robertinha e eu vim aqui ver seu antes e depois e fiquei maravilhada... quero seguir seu exemplo..tbm to na luta.. e preciso dar um jeito na vida..
    Beijus e força e foco!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Deixe sua opinião que vou ter muito prazer em ler e responder! =)